O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso nesta quarta-feira (22) na cidade de Santos (SP) de forma preventiva. A detenção do Ministro acontece pelo cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça no âmbito da operação acesso pago, deflagrada pela (PF) Policia federal.
Segundo a Policia Federal, a operação visa apurar corrupção para liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também a pratica de trafico de influencia
No mandato de prisão expedido contra Milton Ribeiro e assinado pelo juiz federal Renato Borelli, o magistrado cita quatro crimes que podem ter sido cometidos por Milton: o de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência. Na decisão o Juiz também determina que Ribeiro seja levado para Brasilia para ser ouvido na superintendencia da Policia Federal, e que a audiencia de custodia ocorra ainda nesta quarta-feira.
Além do mandato contra Milton Ribeiro, a PF está cumprido mais 13 mandatos de busca e apreensão e outros quatro mandados de prisão.